Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Lesões: Fique Atento!

Lesões: fique atento!

Fala pessoal, como estão?

Hoje venho falar de um assunto bastante sério no esporte: as temidas lesões. Mesmo sendo um esporte de contato, o Taekwon-Do não é considerado um esporte violento; pois, o risco de lesões no tatame é menor que o risco de lesões de outros esportes como o Futebol, por exemplo.

Então, vamos logo ao que interessa.


Como qualquer esporte, o Taekwon-Do impõe riscos. Portanto, os praticantes desta arte marcial frequentemente estão expostos às lesões traumáticas.

Didaticamente, as lesões que nosso corpo pode sofrer são: lesões internas e externas. Vejamos:
  • Externas: chutar o cotovelo do adversário provoca, além da indesejada dor, inchaço (edema) no peito do pé, o famoso "roxo" (hematoma). Lesões como a citada acima podem ser vistas do "lado de fora", sendo conhecidas então, por lesões externas.
  • Internas: seguindo o mesmo raciocínio, as lesões internas são aquelas em que a dor prevalece e, externamente, não é possível detectar nenhuma anomalia. São tipos de lesões internas: as rupturas de ligamentos, as fraturas, as tendinites, a artrite, etc...

As lesões podem ser causadas pelos mais diversos fatores, os quais podem ser classificados em dois grandes grupos, quais sejam: internos e externos.
  • Fatores Internos: idade, sexo, constituição física, condição de saúde/doença mórbida, desempenho muscular (força, velocidade, elasticidade).
  • Fatores Externos: programa de treinamentos (frequência, intensidade, qualidade), local de treino (material utilizado), ambiente (altitude, temperatura, ventilação).

O especialista coreano Dr. Baek, fez uma série de estudos estatísticos acerca das lesões ocorridas durante a pratica do Taekwon-Do. No trabalho realizado pode-se concluir o seguinte:
  1. 50% dos casos incluem lesões de ligamentos;
  2. 46% dos casos incluem músculos e tendões, e;
  3. 4% dos casos incluem lesões superficiais;

Outro estudo estatístico realizado pela Universidade de Hoso (Coréia do Sul) revelou que:
  1. As fraturas ocorrem em 3% dos casos;
  2. As lesões cerebrais ocorrem em 0,3% dos casos, e;
  3. As partes do corpo que mais sofrem com lesão são: pés (24%), joelhos (21%), pernas (11%) e cotovelo (10%).

Já que a postagem de hoje gira em torno dos percentuais, aqui vai mais alguns números importantes sobre as lesões (é o último!). No referido estudo, procurou-se identificar quem é o cuidador (quem está tratando do lesionado) e concluiu-se que:
  1. Os próprios atletas: em 64% dos casos;
  2. Os médicos: em 25% dos casos, e;
  3. Os técnicos: em 12% dos casos.

As informações dos estudos citados no texto foram retirados da internet (http://www.bang.com.br/) e foram acoplados ao texto de minha autoria que agora publico.

Lembro também que os protetores utilzados na prática do esporte não anulam os riscos das lesões acontecerem, apenas diminuem a probabilidade delas ocorrerem.

É isso pessoal, pratiquem com cuidado!

Até a próxima!

AKTA
Luiz Yamada ou China é faixa verde ponta azul e pratica TKD há três anos. Acumulou dois títulos de campeão Norte Paranaense na sua categoria. Treina duro todos os dias buscando melhorar.
Email/Msn: luhenyama@hotmail.com

4 comentários:

  1. Um pequeno adendo à valiosa postagem de Luiz Yamada (China):

    Não é motivo para pânico, ávido leitor que pretende (pretendia) começar no esporte. Como acontece nas demais competições esportivas, o risco de contato físico existe e com ele vem o risco das lesões. Mas, também conforme acontece nas demais modalidades esportivas, existem pessoas capazes de orientar os praticantes e equipamentos indispensáveis para amenizar o risco de ocorrência dos machucados.

    Portanto, a prática do esporte/arte marcial é altamente aconselhável: qualidade de vida, saúde e disciplina são alguns dos ganhos oriundos do Taekwon-Do. E, convenhamos, superam enormemente, o temor de acontecer algo indesejável.

    Nos vemos!

    ResponderExcluir
  2. Olá !!

    Ótima postagem, muito esclarecedora e útil !
    Pratiquei taekwondo muitos anos e sofri algumas lesões, primeiro nos ligamentos dos calcanhares, e fiquei de molhos uns 2 meses, mas depois, com tratamento, tudo voltou ao normal e pude retormar os treinos.
    O que aconselho é que acompanhem também a coluna, devido a ser um esporte de muito impacto.
    Eu já tinha uma predisposição genética a deslizamento vertebral, mas não sabia e por isso, com a prática do esporte, acabou agravando e tive que parar.
    Portanto é bom fazer um acompanhamento de prevenção.
    Tirando isso, só posso listar os benefícios e maravilhas desta prática maravilhosa !! recomendo !
    Nos traz além de consciência física, mudanças corporais benéficas e bom condicionamento, uma disciplina e ensinamentos que levarei comigo pra sempre !!

    Um abraço e boa semana !

    ResponderExcluir
  3. Obrigado...

    Treino Taekwondo ja faz três anos e nunca me machuquei tanto como esse ano.
    Depois que tive uma torção um pouco mais séria que as anteriores, elas aparecem com mais frequencia,sinto que meu pé está um pouco solto quando chuto.
    Em Outubro tive uma torção que dever ter mexido com os ligamentos do meu pé. Ainda não fui no médico, achei que iria passar logo mas até agora nada. Hoje sou obrigado a treinar com tornozeleira.

    ResponderExcluir
  4. Estreiando meu mais novo perfil no blog da AKTA, perfil agora oficial (sem o enigmático pseudonimo de outrora e com o avatar utilizado na minha assinatura), gostaria de cumprimentar à comentarista acima e convidá-la a nos visitar em outras oportunidades. Afinal, nossa proposta é exatamente essa: publicar conteúdo com o tema Taekwondo-Do, fomentar a discussão e interagir com outros praticantes da modalidade. :D

    ResponderExcluir

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...