Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

sábado, 5 de novembro de 2011

Dica: Alimentação do Praticante

Bom Apetite!

Saudações Taekwondistas!

A alimentação do lutador de Taekwon-Do é muito importante para que seja garantida uma boa performance nos treinos e competições. É baseada em uma avaliação inicial dos hábitos alimentares, na sua rotina diária e na fase de treinamento em que se encontra o atleta (pré, durante ou pós-campeonato).

Além disso, a manutenção do peso ideal é fundamental nesta modalidade, pois os atletas são divididos em diferentes categorias de peso, sexo, idade e faixa (graduação).


Dieta do Praticante

A nutrição do lutador de Taekwon-Do pode melhorar o seu desempenho e reduzir o cansaço, permitindo que o indivíduo treine por um maior período de tempo, além de auxiliar numa recuperação rápida e eficiente após a atividade física. Em decorrência deste comprovado benefício, o atleta deve ter uma dieta equilibrada que forneça todos os nutrientes essenciais ao organismo, em quantidades adequadas.

A combinação destes, garante o equilíbrio necessário para o atleta. Em cada refeição, o atleta deve ingerir pelo menos um alimento de cada um dos três grupos abaixo:

  • Construtores - são os alimentos que ajudam a aumentar a massa muscular (constróem). São as proteínas encontradas nas carnes, frangos, peixes, ovos, leite e derivados;
  • Energéticos - são os alimentos que fornecem energia para o corpo utilizar na hora do treino. São os carboidratos, encontrados nas massa, pães, batata, mandioca, inhame, entre outros;
  • Reguladores - são alimentos que regulam o organismo, fazem com que ele funcione adequadamente. São todos os vegetais e frutas existentes.


O quê comer antes do treino?

A alimentação antes do treino é muito importante para garantir a energia necessária para a atividade física. O atleta pode realizar uma pequena refeição 1 (uma) hora antes do treino ou uma grande refeição (evitando excesso de gorduras e fibras, que retardam a digestão) até 3 (três) horas antes. Seguem alguns exemplos de cardápios:

  • 1 (uma) hora antes - pão de forma ou francês com fatia fina de queijo branco e peito de peru ou bolachas de água e sal com requeijão light ou queijo cottage;
  • 3 (três) horas antes - arroz ou macarrão com pouco molho, batata ou mandioca cozida, pedaço de peito de frango sem pele grelhado, suco de limão ou melão.


O quê comer depois do treino?

Nesta fase torna-se necessária a ingestão de alimentos ricos em carboidratos para repor o gasto muscular, facilitando a recuperação do indivíduo. Esta refeição deve ser feita após 2 (duas) horas (no máximo) do término do exercício, pois este é o período em que o estímulo para a reposição de energia está acentuado.

  • Exemplo de cardápio (almoço ou jantar) - arroz ou macarrão / batata, mandioca, mandioquinha, cará ou inhame / frutas secas ou frescas / suco de frutas / espinafre, brócolis, couve-flor ou outros legumes / peixe ou frango;
  • Exemplo de cardápio (lanche) - sanduíche natural - pão de forma branco ou integral, peito de frango desfiado, queijo cottage, cenoura ralada, alface e tomate / suco de frutas.
__________________
Fonte: FlashSport

Bem, o guia está aí. Agora, só precisamos colocá-lo em prática.

Nos vemos!

AKTA
Márcio José de Paula ou Mu é faixa amarela (desbotada) e pratica TKD há pouquissimo tempo. Dizem que quando tenta golpear alguém, costuma fazer careta de meme (lol). Mas é intriga da oposição.
Email: marciojosedepaula@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...