Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Curiosidade: A importância do Kihap no Taekwondo

Extensão audível do nível de energia aplicado em uma técnica.

Nas artes marciais japonesas, considera-se que o Kiai - vocalização utilizada geralmente para minimizar e/ou otimizar golpes traumáticos - aumenta a potência do indivíduo na execução de um golpe ou na absorção de alguma técnica. Entre as artes marciais coreanas, similarmente, é utilizado o Kihap.

Quando utilizado corretamente, o Kihap conecta os elementos físicos e mentais de uma técnica, e serve tanto para ações defensivas como ofensivas. O significado do próprio nome denota um conceito de um sistema unificado ou integrado em que o "Ki" corresponde à "mente" ou "energia interior" e "Ai" significa "unir". Ou seja, a energia flui pelos processos metabólicos e fisiológicos da respiração, daí a sua essência e também a sua naturalidade.
Não é incomum também no MMA, Muay Thai e no Boxe, por exemplo, os atletas expirarem quando desferem socos ou chutes. Muitas vezes esses sons são captados até mesmo por transmissões televisivas, tamanho é o volume de vocalização da expiração de alguns atletas quando desferem os golpes.

Por incrível que pareça, essas vocalizações durante a expiração tem raízes longínquas nas lutas. A preconização do “Kiai” é: enquanto expirar fortemente (exalando ar) se deve contrair fortemente os músculos abdominais e o diafragma.

Diafragma: Movimentos respiratórios.

Sugere-se que, defensivamente, a expiração previna de um nocaute e a contração muscular ajude a proteger órgãos internos. Como ataque ofensivo, pode assustar ou distrair por milésimos de segundos o adversário. Além disso, enquanto a musculatura da região central do corpo estiver contraída, será fortalecida a cadeia cinética, aumentando a potência do golpe. Assim, acompanhando o “Kiai” ou “Kihap” vem uma condição adicional de energia e fortalecimento físico e mental, e não somente mera vocalização durante um golpe.

Ah, outra vantagem simples, é claro, é que o indivíduo lembra de respirar. Isso por si já é uma ferramenta valiosa para o lutador. Quando um iniciante, por exemplo, realiza seu primeiro sparring, é comum prender a respiração e tensionar os músculos. É uma espécie de reação natural, mas pode se tornar mau hábito.

Assim, os grandes mestres afirmam que o Kihap é um aspecto do controle da respiração, sendo a extensão audível do nível de energia aplicado numa determinada técnica.
___________________________
AKTA
Márcio José de Paula ou Mu é faixa roxa e pratica TKD há pouquissimo tempo. Dizem que quando tenta golpear alguém, costuma fazer careta de meme (lol). Mas é intriga da oposição. Ah! Também é um Albatroz.
Email: marciojosedepaula@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...