Daedo x LaJust |
Saudações Taekwondistas!
Fala pessoal, hoje apresento mais uma notícia dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (2011) e uma rápida explicação sobre o PSS.
Então, vamos direto ao ponto: a novela dos protetores eletrônicos (matéria publicada no site masTaekwondo.com) e minha pesquisa sobre alguns conceitos citados na referida reportagem.
Novela dos Protetores Eletrônicos
A WTF (World Taekwondo Federation) enviou uma carta ao presidente da União Panamericana de Taekwon-Do, Ji Ho Choi, alertando sobre as desvantagens de não utilizar um PSS (Protetor & Sistema de Pontuação, do inglês Protector & Scoring System) e de não respeitar o órgão máximo do esporte no mundo.
O escândalo novelístico giraria em torno da possível utilização do sistema (PSS) da marca LaJust na América. Segundo a World Taekwon-Do Federation, o único sistema realmente reconhecido pela entidade seria o utilizado nos produtos da marca Daedo.
Assim, conforme alertou a WTF, os resultados oriundos da utilização de sistema diferente do chancelado pelo órgão máximo do taekwondo mundial, não seriam reconhecidos. Portanto, a pontuação/classificação obtida na competição não contaria para efeito de ranking.
Enquanto, não é definida a marca que será utilizada nos jogos, gostaria de compartilhar com vocês a pesquisa que realizei abordando as principais características das duas marcas.
O que é PSS?
Conforme mencionei, PSS vem do inglês: Protector & Scoring System. Traduzindo: Protetor & Sistema de Pontuação. Consiste no kit de protetores: protetor de tronco eletrônico, capacete, sapatilhas, luvas e também o sistema de pontuação.
LaJust
Vamos conhecer um pouco do protetor de tronco da marca LaJust.
Protetor de Tronco: LaJust. |
Este PSS é dividido em várias partes, sendo seis ao todo (divididas pelo colete). A parte eletrônica são mais quatro partes.
Principais funções e dispositivos:
- Scoring Part: parte onde recebe os contatos para marcar os pontos, quando entram em contatos com as luvas e sapatilhas;
- Mark: faixa para marcar a cor do protetor;
- Reception Sensor: sensor que recebe os pontos do colete ou capacete, apartir dai se transmite ondas elétricas que são recebidas pelo computador mostrando no placar;
- Backplate for Backbone Protection: parte para proteger a coluna vertebral;
- Velcro for Size Adjustment: essa parte ajuda para regular o tamanho do colete no corpo do atleta.
LaJust: PSS (2ª Parte). |
- Individual Score Marker: display ligado ao transmissor de ondas elétricas que marcam a pontuação voluntária;
- On/Off Buton: liga - desliga;
- Reset/Penalty Button: botão para inicializar as condições de pontuação;
- Registration Sensor: sensor que recebe os dados básicos para que os pontos sejam marcados.
Placar
Agora, algumas funcionalidades do placar PSS da LaJust.
- Referee Apparatus: display que mostra a pontuação de cada atleta;
- Referee Operation Software: aparelho básico para operar os aparelhos dos árbitros;
- Score Board: tela que exibe as operações dos árbitros.
Luvas e Meias
Para finalizar, as luvas e meias no sistema da LaJust.
Para finalizar, as luvas e meias no sistema da LaJust.
LaJust: PSS (Luvas e Meias). |
- Socks and Gloves Attached Special Sensor Tape: marca o ponto quando entra em contato com o sensor que está no colete.
Daedo
Protetor de Tronco: Dae Do. |
Vejamos agora os produtos da concorrente da LaJust, isto é, o sistema de pontuação da marca Daedo.
Daedo: PSS (1ª Parte). |
- Sensor de Pontuação: localizado em todo o colete, como mostra a parte vermelha da imagem. Serve para marcar os pontos, calcula-se nível de impacto de acordo com a potência e velocidade do chute;
- Proximidade entre os Sensores: localizados em todas as área da parte azul da imagem ao lado. O ponto é reconhecido quando o sensor da sapatilha entra em contato com o do colete;
- Transmissor dos Pontos: ligado ao protetor de tronco, recebe as informações dos sensores, calculando o nível da força e identificando os ataques válidos.
Capacete
O capacete é um elemento essencial que foi desenvolvido para permitir a pontuação de três pontos automáticos de chutes na cabeça, para uma competição muito mais dinâmica e divertida.
Daedo: PSS (Capacete). |
O capacete tem sensores em todo o protetor. O limite de força para o capacete é o mesmo do de tronco. Marca automático três pontos quando o pé do adversário entra em contato com o sensor do seu capacete.
Sapatilha
Daedo: PSS (Sapatilhas). |
- A sapatilha tem sensores no peito do pé e sola para garantir que todos os chutes sejam validados;
- Os sensores de proximidade estão em zonas o que permite melhor mais facilidade para reconhecer os sensores do colete;
- O esquema de sensor está em frente e verso.
Sistema de Pontuação
O PSS Daedo não existiria sem o sistema de pontuação, que consiste em: um receptor, sempre em evolução, joysticks, software e o árbitro obviamente.
O PSS Daedo não existiria sem o sistema de pontuação, que consiste em: um receptor, sempre em evolução, joysticks, software e o árbitro obviamente.
Daedo: PSS (Sistema de Pontuação). |
Receptor e Software
- O receptor conectado ao PC obtém informações dos transmissores no tronco, cabeça e joysticks do árbitro;
- Comunicação 100% sem fio;
- Software fácil de configurar;
- Limiar de energia pode ser ajustado de 1 a 100 - todas as categorias podem usar este sistema.
Joysticks
Para finalizar nossa análise, vamos conferir os joysticks da Daedo.
Daedo: PSS (Joysticks). |
- Joysticks sem fio facilitam na marcação dos pontos;
- Os árbitros podem se mover livremente;
- Ergonômico e fácil de usar: botão 1 de pontos de socos, botão 2 para validar pontos de Duit-tchagui e Dollyo-tchagui, botão 3 para marcar os pontos na cabeça que o protetor não capta.
O sistema LaJust foi utilizado nos jogos mundiais desse ano. Segundo a WTF, ele apresenta algumas falhas que a fábrica ainda não conseguiu reparar e com isso deixou de ser reconhecido pela federação mundial.
Agora eu pergunto: com tais falhas, os resultados do Mundial não poderiam ser diferentes? Eu acompanhei o Mundial e confesso que vi pontos claros (dezenas de vezes), a sapatilha batendo no colete, fazendo o barulho e o ponto não sendo computado.
Vamos ver como o sistema Daedo vai funcionar nos jogos Pan-Americanos (2011) e nas Olimpíadas de Londres (2012).
Pois bem, galera! Essa foi minha primeira matéria com o tema "curiosidades" para o blog, mas em breve virão outras. Aguardem!
Agradeço a todos que leram a postagem até o final e peço que comentem. Interajam conosco deixando suas opiniões no formulário de comentários/contato abaixo.
Até a próxima!
Luiz Yamada ou China é faixa verde e pratica TKD há três anos. Durante esse tempo acumulou dois títulos de campeão Norte Paranaense na sua categoria. Treina duro todos os dias buscando melhorar. |
Enquanto o primeiro comentário de um "forasteiro" não chega, vamos continuando com o nosso bate-bola, Luiz. Mais uma post interessantíssimo e com o padrão chinês de qualidade! xD
ResponderExcluirFinalmente aprendi o que é o tal do PSS, pensei que se tratava de um partido político.
Ah! Estava quase esquecendo. Temos em nossa página de downloads no blog, um software gratuito para gerenciamento de competições (kyorugui e poomsae). Confiram!
Shazaaam!
Meu caro, meus parabéns por este trabalho. Seu trabalho de altíssimo nível. Já coloquei seu site em meus favoritos. estarei divulgando o seu trabalho de grande valor para o taekwondo brasileiro. CTRL + D agora.
ResponderExcluir