Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

domingo, 16 de outubro de 2011

Chutes: Yop Chagi (Side Kick)

Série de Posts : Chutes (→↘↓↙←+☐).

Saudações Taekwondistas!

Prontos para mais algumas dicas de aplicabilidade das técnicas de pernas do Taekwon-Do? Se você ainda não conferiu a primeira postagem da série (Ap Chagi), recomendo a laeitura da postagem. Mas, se você já conferiu o post e, depois das nossas dicas, está aplicando o chute frontal como ninguém, vamos para o próximo tópico: Yop Chagi (Side Kick ou Chute Lateral).

Sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa. Então, iniciamos pelo diagrama da técnica:

Diagrama: Yop Chagi (passo-a-passo).

Confira no passo-a-passo:
  1. Como no Ap Chagi, levanta-se a perna do chute, dobrando o joelho, e depois se estende o joelho dobrado na direção oposta ao alvo para depois atingi-lo com a faca do pé ou com o calcanhar.
  2. O alvo é determinado de acordo com a posição do oponente, se o oponente está voltado para a frente, o alvo será o rosto ou o plexo solar e o flanco ou o queixo (lado), se o oponente está de lado.
  3. Após o chute, a perna vai ser atraída de volta à posição original ou, quando se pretende ser colocado, para os próximos movimentos.
  4. A perna de apoio vai ajudar no chute girando em sua única frente, esticando o tornozelo e ajudando na aceleração do chute. No momento da retirada da perna do chute, a perna de apoio do tornozelo e do joelho será reduzida novamente.
  5. No momento de um Yop Chagi, a parte superior do corpo não deve cair na direção oposta ao alvo. A parte superior do corpo deve estar levantada para que o corpo inteiro forme a letra "Y", permitindo que o peso a seja convertido em vigor impulsivo do chute.
    Agora chegou a vez de acompanhar pela ilustração a movimentação necessária na aplicação do chute lateral do Taekwon-Do, o Yop Chagi.

    Yop Chagi: o chute lateral do Taekwon-Do.




    Para finalizar, como de costume, solicito a participação dos nobres colegas comentando nossas postagens e apresentando suas sugestões de melhoria ao blog. Você acha que essa breve explicação pode ter contribuído no seu aprendizado? Comente!

    Então, vamos por em prática nessa nova semana de treinos!

    Nos vemos!

    AKTA
    Márcio José de Paula ou Mu é faixa amarela (desbotada) e pratica TKD há pouquissimo tempo. Dizem que quando tenta golpear alguém, costuma fazer careta de meme (lol). Mas é intriga da oposição.
    Email: marciojosedepaula@hotmail.com

    2 comentários:

    1. Opa! Então agora vc já pode me ensinar. :P

      Obrigado pelo comentário, mas postar para o Gasparzinho deixou de me interessar.

      Até uma próxima oportunidade, quando leitores e comentaristas surgirem.

      Shazam!

      ResponderExcluir

    Facebook

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...