Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

domingo, 2 de outubro de 2011

Chutes: Ap Chagi (Front Kick)

Série de Posts : Chutes (→↘↓↙←+☐).

Saudações Taekwondistas!

Enquanto não preparamos algo sobre defesa pessoal e outros assuntos não menos relevantes da arte marcial milenar que praticamos, vamos tocando nossas atividades no blog com um enfoque mais competitivo do que tradicional. 

Assim, gostaria de convidá-los para conferirem mais uma série de posts que hoje iniciamos. Com o título "Chutes", a referida série buscará trazer algumas dicas de aplicabilidade e realização das diversas técnicas de chutes existentes no Taekwon-Do.

Assim sendo, vamos adentrar no primeiro capítulo da série com o tema "Ap Chagi" (Front Kick ou Chute Frontal).

Diagrama: Ap Chagi (passo-a-passo).

Confira no passo-a-passo:
  1. Primeiramente, elevar o joelho dobrado da perna do chute até o peito e imediatamente empurrar o pé para a frente, esticando a perna totalmente. A trilha do pé deve ser em linha reta na direção do alvo;
  2. O alvo deve ser chutado pela frente com os dedos dos pés dobrando para fora. São alvos do chute: a virilha, a parte inferior do abdômen, plexo solar, queixo, etc;
  3. O pé do chute é atraído de volta por reação à sua posição original. No entanto, o pé pode ser colocado onde o atacante achar conveniente para a realização de um próximo movimento. Se o atacante mantém a si mesmo fora de equilíbrio, enquanto ele ou ela executa um chute ou ele ou ela retira o pé do chute, o golpe não sairá perfeito;
  4. A perna de apoio não deve esticar o joelho completamente antes ou durante o chute, pois o pé na posição vertical é mais suscetível ao desequilíbrio do atacante ou ao enfraquecimento na potência do chute
  5. Se a perna de apoio estiver sustentada por toda a sola do pé, o peso é colocado sobre a articulação do quadril e a articulação do joelho, caso em que o chute é menos rápido. Portanto, é necessário levantar ligeiramente o calcanhar esticando o tornozelo para a frente. Os dedos também são ocasionalmente utilizados no Ap Chagi quando os alvos são a virilha ou o plexo solar do oponente.
Além do passo-a-passo apresentado acima, trouxe uma ilustração bastante simples e um pequeno vídeo (em inglês) para demonstrar a movimentação necessária na aplicação do chute frontal do Taekwon-Do, o Ap Chagi.

Ap Chagi: o chute mais simples do Taekwon-Do.




Então é isso, pessoal! Espero ter colaborado no aprendizado de vocês, assim como a realização dessa pesquisa colaborou no meu aprendizado. Corre para o tatame praticar!

Em tempo, gostaria de solicitar a participação de vocês para que este projeto renda os frutos que imaginamos no momento da sua criação. Portanto, colabore conosco através de comentários, sugestões, críticas e elogios (sim, elogios... por que não?). Sua participação é importante pra nós e tal feedback é imprescindível para a continuidade de nossas atividades. Contamos com vocês!

E até a próxima postagem!

Shazaaam!

AKTA
Márcio José de Paula ou Mu é faixa amarela (desbotada) e pratica TKD há pouquissimo tempo. Dizem que quando tenta golpear alguém, costuma fazer careta de meme (lol). Mas é intriga da oposição.
Email: marciojosedepaula@hotmail.com

4 comentários:

  1. Obrigado pela visita e pelas palavras, José Leandro! ;)

    ResponderExcluir
  2. haha.. esse foi o unico chute que eu consegui fazer certinho!! até agora!! haha

    ResponderExcluir
  3. Essa é a idéia do chute mais básico do Taekwon-Do. Uma técnica bastante simples, muito usada nos Poomsaes e recentemente utilizada pelo lutador Anderson Silva no MMA.

    ResponderExcluir

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...