Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Curiosidade: Dobok (Uniforme de Treino)

Dobok: Uniforme do Taekwon-Do.

Saudações Taekwondistas!

Antes mesmo de começar o seu treinamento, o praticante depara-se com o Dobok. Aprendendo a forma correta de usá-lo. O Dobok é uma vestimenta especial para o treinamento do corpo e da mente, no qual o espírito da Coreia e a sua tradição milenar permanecem vivos.

O Dobok é constituído de calça, blusa e faixa. O Dobok tem uma semelhança com as tradicionais roupas coreanas chamadas 'hanbok'. Há relatos que mostram o uso costumeiro do hanbok no período de Silla, Kaya e Koguryo.

Hanbok: Vestimenta tradicional coreana.

Ao que tudo indica o branco era a cor usada diariamente pelas pessoas do período Koguryo. E os tecidos das calças e blusas eram do mesmo estilo das figuras encontradas nas pinturas das paredes das tumbas dos três reis.

Com relação a forma de se confeccionar, é evidente que ele tem muita semelhança com a tradicional roupa coreana. Com três tipos de formas: circular, quadrado e triangular. A cintura tem forma circular, as bainhas das calças são quadradas, e os quadris, triangulares.

Nomenclatura do Dobok: Blusa (Sangi), Calça (Hai) e Faixa (Ti).

A forma circular representa o céu, o quadrado representa a terra, e o triangular, o homem. Os três símbolos correspondem a fundação e a integração do universo.

De acordo com a teoria do Yin e Yang, a calça representa a terra (Yin), a blusa representa o céu (Yang) e a faixa representa o próprio homem.

Teoria do Yin e Yang: Calça (terra), blusa (céu) e a faixa (homem).

A cor branca simboliza a parte obscura do universo. De acordo com a filosofia da tradição coreana, a origem do universo é pronunciada como Han. Han dentro das cores significa Branco. Na crença coreana, o branco representa a origem do universo.

As golas dos atuais Doboks são confeccionadas em formato V, diferindo assim da tradicional vestimenta para diminuir o desconforto durante a prática do Taekwon-Do.


Dobok: Graduação POOM.

Na graduação POOM (alunos com idade inferior a 15 anos que alcançam a Faixa Preta) as golas são listradas em vermelho e preto, e para as graduações em DAN (alunos com idade superior ou igual a 15 anos que alcançam a Faixa Preta) as golas são pretas.

Mantenha seu Dobok sempre limpo e respeite o seu uso!

Isso faz parte da filosofia de prática do Taekwondo.
_____________
Fonte: Bang

AKTA
Márcio José de Paula ou Mu é faixa azul e pratica TKD há pouquissimo tempo. Dizem que quando tenta golpear alguém, costuma fazer careta de meme (lol). Mas é intriga da oposição. Ah! Também é um Albatroz.
Email: marciojosedepaula@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...