Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Curiosidade: Um 'Novo' Sistema de Graduações de Faixas

Humm...!

Saudações Taekwondistas!

Diante da iminente mudança no sistema de graduações de faixas adotado em nossa associação, resolvi buscar algumas informações de 'utilidade pública' acerca do tema.

E, para minha surpresa, descobri que o novo sistema de graduações de faixas não é tão novo assim, uma vez que o mesmo foi apresentado pela primeira vez em meados de março de 2011 pela World Taekwon-Do Federation (WTF). Além disso, na referida pesquisa, fiquei sabendo também que o sistema de graduação com ponteiras é utilizado no outro estilo de Taekwon-Do existente - o ITF (Chan Hyun Ryu).

Abaixo segue o material extraído do site BANG, com os seguintes esclarecimentos:
'O praticante começa a sua jornada pela faixa branca. A cor branca é a base das três cores primárias, é a base de tudo. Isto significa o início de uma nova fase. O amarelo simboliza uma vida nova, o azul simboliza a gestação, o vermelho simboliza a paixão, e o preto simboliza a conclusão. O sistema de cinco cores expressa exatamente o curso de formação'.

O sistema de cores das faixas do nível GUB para a WTF foi apresentado em março de 2011, juntamente com os novos Doboks para Poomsae. As graduações de GUB iniciam-se com o 9º GUB (Faixa Branca) e encerram-se no 1º GUB (Faixa Vermelha). É importante saber que o sistema de cores que utiliza pontas é o sistema do estilo Chan Hyun Ryu ou ITF, outro sistema conhecido é o sistema que usa apenas as cores Amarela, Azul e Vermelha, dividindo 3 GUBs para cada cor até a faixa preta.
FPTKD: Sistema de Graduação de Faixas (WTF).
 
Assim sendo, como o estilo que praticamos é o WTF, nada mais lógico que utilizarmos o sistema adotado e apresentado pelo órgão máximo do Taekwon-Do. Portanto, que venham as novas cores!

AKTA
Márcio José de Paula ou Mu é faixa verde e pratica TKD há pouquissimo tempo. Dizem que quando tenta golpear alguém, costuma fazer careta de meme (lol). Mas é intriga da oposição. Ah! Também é um Albatroz.
Email: marciojosedepaula@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...