Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Trajetória: Natália Falavigna

Trajetória: Natália Falavigna.

Taekwondistas, como estão?

Conforme antecipado, vou continuar falando sobre os principais atletas (do Taekwon-Do obviamente) que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Londres. 

Hoje, é a vez da brasileira Natália Falavigna. Bronze em Pequim (2008) e campeã mundial (2000 e 2005).

Então, vamos lá!


Natália Falavigna nasceu no dia 9 de maio de 1984, na cidade de Londrina - região norte do estado do Paraná. Desde os 4 anos de idade sempre teve o sonho de ser atleta olímpica, porém iniciou-se no Taekwon-Do somente aos 14 anos.

Natália Falavigna: Fazendo história em Pequim (2008).

Em 2000, participou de seu primeiro campeonato internacional, Mundial de Taekwon-Do Junior, realizado na Irlanda. Quando completou 16 anos de idade, tornou-se a primeira brasileira campeã mundial de Taekwon-Do, sendo eleita pela Confederação Brasileira de Taekwon-Do a melhor atleta daquele ano. 

Nos anos de 2001, 2007 e 2009, foi Bronze nos Mundiais e em 2005 foi campeã mundial na categoria até 72kg.

Natália Falavigna: Campeã Mundial, em 2005.

Em 2007, Natália fazia sua estreia em jogos Pan-Americanos e a mexicana Rosario Espinoza tirou o ouro das mãos da brasileira. No mesmo ano ficou em terceiro lugar no mundial realizado em Pequim (2007).

Natália Falavigna: Segundo lugar no Pan, em 2007.

No ano seguinte, Falavigna foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), onde venceu para a atleta Karolina Kedzierska. Com a referida medalha, Natália conseguiu a primeira medalha brasileira do Taekwon-Do em Olímpiadas.

Natália Falavigna: Bronze em Pequim (2008).

Em 2009, a brasileira ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial. No mesmo ano, na condição de estudante de pós-graduação, representando a universidade londrinense UNOPAR, Natália conseguiu o título Universiadas em Belgrado.

Natália Falavigna: Bronze no Mundial (2009).

No início de 2010, a brasileira teve uma lesão de ligamentos no joelho e passou por duas cirurgias. Por essa razão, nossa atleta ficou de fora do Mundial da Coreia, dos Jogos Militares do Rio e do Pré-Olímpico do Azerbaijão.
“A recurepação realmente é dificil. Principalmente em esportes de luta, como judô, taekwondo. Nós somos totalmente dependentes de movimentos de rotação. Então, isso tornou a recuperação bastante séria. Eu sabendo que tinha que cuidar de cada momento, cada detalhe da recuperação, porque disso dependia minha volta em alto nível. Requer paciência. È uma recuperação em que voce reaprende a caminhar, você reaprende a saltar, voce reaprende a correr. Isso é uma coisa complicada para uma pessoa que de uma hora para outra fazia tudo”, conta ao ESPN.com.br.

Em 2011, Natália assinou contrato com o Fluminense e participou dos Jogos Pan-Americanos, sendo eliminada pela atleta americana Lauren Cahoon Hamon.
"Estou sem ritmo, foram dois anos sem pisar na quadra, dois anos tendo força. Sabia que ia ser complicado, infelizmente não deu".
Natália Falavigna: Em 2011, volta às competições.

No mesmo ano, Falavigna conquistou a última vaga olímpica vencendo a atleta Maria del Rosario do México. A competição estava sendo realizada em Queretaro no México. 

Hoje, Natália Falavigna quer disputar o ouro nas Olimpíadas.

Por hoje é só, pessoal. Até a próxima!

AKTA
Luiz Yamada ou China é faixa verde ponta azul e pratica TKD há três anos. Durante esse tempo acumulou dois títulos de campeão Norte Paranaense na sua categoria. Treina duro todos os dias buscando melhorar.
Email/Msn: luhenyama@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...