Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Curiosidade: Chuck Norris e o Taekwon-Do

Santa-Mãe-de-Deus! Minha vida não será mais a mesma!

Saudações Taekwondistas!

Hoje, venho compartilhar com vocês uma matéria publicada em um dos blogs parceiros da Associação Kenio Taekwon-Do, trata-se do blog da Academia Garra (lembrando que as atualizações de postagens do referido blog estão disponíveis em nossa coluna de notícias), e o assunto do post é a relação de uma das maiores lendas das artes marciais, Chuck Norris, e o Taekwon-Do.

Então, vamos conferir a matéria!

Durante uma navegação na internet, encontrei vários artigos ligando o Taekwon-Do e o mito Chuck Norris.

Descobri que um dos grandes responsáveis pela popularização da Arte Marcial Coreana no ocidente foi ninguém menos que Chuck Norris. Isso Mesmo pessoal, o maior exemplo de virilidade que existe é um dos principais praticantes de Taekwon-Do do mundo.

A popularização do Taekwon-Do no ocidente se deu após a Segunda Guerra Mundial. Com o fim da Segunda Guerra, começou a Guerra Fria e o mundo se dividiu em dois. A Coréia também. Como todos sabem, durante a Guerra Fria, tanto os EUA, como a URSS (extinta união Soviética), na sua disputa por áreas de influência, ofereciam ajuda financeira, proteção militar, entre outras coisas, em troca de apoio numa possível Terceira Guerra. Desta forma os ianques descobriram o Taekwon-Do ao chegar na Coréia.

Fotografia antiga demonstrando a forte ligação de Norris com o Taekwon-Do.

Carlos Ray "Chuck" Norris (nascido em 10 de março de 1940) é um artista marcial e ator americano. Depois de servir na Força Aérea dos Estados Unidos, ele começou sua ascensão à fama como um artista marcial.

Ele foi para a Coréia no início da década de 60 e, como um prodígio, logo alcançou a faixa preta em Taekwon-Do. Em 1966, quando foi criada a International Taekwondo Federation (ITF), Norris já tinha retornado (1964) aos EUA como um grande lutador de “Caratê Coreano” (nomenclatura antiga do Taekwon-Do), ganhando vários campeonatos, nacionais e internacionais, de Caratê amador. Em 1968, foi campeão dos pesos-médios de Caratê e defendeu seu título, invicto, até sua aposentadoria dos ringues em 1974. Estreou como ator em 1969, atuando ao lado de Bruce Lee em Way of the Dragon.

Chuck Norris contracenando com Bruce Lee em 1969 (Way of Dragon).

Apreciar seu destruidor Timiô Torah Pakat Tchagui (popularmente conhecido como Roundhouse Kick) incentivou vários jovens, fãs de filmes de artes marciais, a integrarem as fileiras dos Dojangs de Taekwon-Do pelos países americanos.

O ator-lutador fundou a United Fighting Arts Federation, com cerca de 2300 faixas-pretas. Também foi o primeiro ocidental a ser Grão-Mestre (8º dan) pela International Taekwondo Federation.

Sim, Chuck também é black belt!

Hoje em dia, o ex-lutador preside a Kick-Start Foundation: uma organização que tira crianças texanas da marginalidade através da implementação do Taekwon-Do no currículo escolar. A fundação começou com 150 crianças e hoje conta com cerca de 4200 em mais de 30 escolas diferentes. Chuck Norris continua trabalhando para o crescimento do Taekwon-Do no ocidente.

 Nos vemos numa próxima postagem (de minha autoria ou não).

AKTA
Márcio José de Paula ou Mu é faixa amarela ponta verde e pratica TKD há pouquissimo tempo. Dizem que quando tenta golpear alguém, costuma fazer careta de meme (lol). Mas é intriga da oposição.
Email: marciojosedepaula@hotmail.com

Um comentário:

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...